As grandes crises impulsionam inovação e mudança de comportamento. Pautados nesta “máxima”, expositores nacionais e internacionais se preparam para apresentar aos visitantes da 22ª HORTITEC Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivasideias, produtos e soluções para enfrentar uma das piores crises hídricas que São Paulo e demais estados da região Sudeste jamais enfrentaram. Este é um dos temas-destaques da maior feira de horticultura da América Latina, que acontece de 17 a 19 de junho, em Holambra (SP).

 

Não importa o tamanho da propriedade nem o produto da cadeia hortifrutícola que se espera cultivar. Se não tiver água, não dá. A solução para garantir a produção e a qualidade dos produtos está nas novas tecnologias que potencializam sistemas de irrigação e ajudam a economizar água e energia, como as propostas pelas empresas Edisonda, Geoblue e Artesiana | +Aquor. A bomba Solarpak, por exemplo, é um sistema inovador que utiliza a energia solar para o fornecimento de água, ideal para aplicação em locais onde a rede elétrica não está disponível ou não é confiável, e ainda não gera impacto ambiental nem desperdício. Estas mesmas empresas apresentam, também, o Kit Crise Hídrica, composto por um plano de reúso da água da chuva, outorga para rebaixamento de lençol freático e poço artesiano de alto desempenho, além do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que visa regularizar as questões ambientais de propriedades e imóveis rurais.

 

Um produto que ganha ainda mais espaço neste cenário é o “piso de cultivo”, daErfGoed, um sistema de inundação e drenagem que proporciona total controle da água e de nutrientes, evitando desperdício e controlando doenças. Seu diferencial é a camada porosa especial, de pedra, com a qual é formado o sistema, que suporta o peso de empilhadores e permite a circulação da água. Cada planta recebe água e fertilizantes na mesma quantidade e durante o mesmo tempo, garantindo equilíbrio de qualidade e produtividade. Depois, o que sobra da água é recolhido e armazenado para a próxima rega, sem perdas por evaporação, e o efeito filtrante do piso assegura uma taxa de enfermidades significativamente inferior.

 

Indicado para transporte e armazenagem de água potável, o Viniliq Pipa, da Sansuy, é um reservatório flexível que pode ser instalado em qualquer caminhão de carroceria aberta ou fechada. Com capacidade para 700, 1.000, 4.500 ou 6.000 litros, é confeccionado com laminado reforçado de PVC e indicado tanto para situações de escassez de chuvas, como combate a incêndios florestais e paisagismo, entre outras aplicações. Outro modelo muito utilizado em tempos de seca é o Vinitank, um reservatório pré-moldado, fornecido na forma de kit para montagem e disponível para capacidades de armazenamento que variam entre 5 mil e 100 mil litros. Inicialmente desenvolvido para aplicação na aquicultura, o Vinitank se mostrou excelente opção para armazenagem de água. Uma cobertura evita a entrada de sujeira e a presença de mosquitos e outros insetos.

A Hortishop apresentará um novo sistema de irrigação por gotejamento mais preciso, que não molha o mato, restringindo-se a irrigar a área reticulada da planta que realmente precisa, evitando a evaporação e gerando economia de água.

 

A empresa de irrigação Hidrosense fará o pré-lançamento do Wiltmeter, desenvolvido em conjunto com a Embrapa Instrumentação de São Carlos, que é um instrumento que mede turgescência de folhas como alface, rúcula, couve. Em pesquisas de campo, permite, por exemplo, medir a turgescência de folhas em laranjeiras, identificando necessidade de irrigação, proporcionando ao produtor total controle.

 

Serviço: 22ª Hortitec

Data: de 17 a 19 de junho de 2015

Local: pavilhão de Expoflora – Rua Maurício de Nassau, 675,  Holambra (SP)

Horário: das 9 às 19 horas

Ingressos: R$ 30,00

Informações adicionais: no site www.hortitec.com.br ou pelo telefone (19) 3802-4196.

 

Informações para a Imprensa

Captura de Tela 2015-06-10 às 15.15.55

Rosa Guedes – Jornalista
rosaguedes@stampacomunicacao.com.br
(19) 3237-0711 / (19) 99765-2616
Maura Padula
rosaguedes@stampacomunicacao.com.br
(19) 3237-0711 / (19) 99218-0617