A longevidade é uma busca constante em estudos e pesquisas de várias áreas do conhecimento e a resposta de grande parte destes estudos tem sido uma melhor qualidade de vida com alimentação saudável.

A Embrapa, como uma empresa nacional de pesquisa agropecuária, se ocupa do desenvolvimento de tecnologias que vão ao encontro dessa busca e que tornam os alimentos cada vez mais saudáveis, além de produtivos, rentáveis e com mais resistência às diferentes doenças e pragas que prejudicam a produtividade em diversas escalas de produção.

A empresa tem uma diversidade de produtos e tecnologias para produção de alimentos e vai mostrar alguns deles na Hortitec 2016, levando ao público da exposição os produtos da terra desenvolvidos por seus pesquisadores e que podem ajudar na manutenção da saúde e da tão sonhada longevidade.

Os cogumelos, alimento nutritivo, ricos em vitaminas e carboidratos com baixo teor de gordura, além de quantidades de proteínas superiores às da carne e de alguns vegetais e frutas, são produtos que contribuem para uma alternativa de alimentação saudável e que serão apresentados no evento.

Para aproximar os cogumelos da alimentação diária do brasileiro, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) importou e adaptou da China a tecnologia denominada JunCao, capaz de intensificar e baratear a produção de cogumelos comestíveis, que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes. Com essa técnica, o cultivo de cogumelos se torna muito mais econômico e ambientalmente saudável, tornando o produto mais acessível ao consumidor.

As frutas, raízes e tubérculos também são grandes aliados da alimentação saudável e a Embrapa Produtos e Mercado vai mostrar uma parte dessa diversidade, com alguns dos resultados de pesquisa como as cultivares de maracujá BRS Pérola do Cerrado (rica em minerais e compostos antioxidantes), a BRS Sol do Cerrado, a BRS Gigante Amarelo e a BRS Rubi do Cerrado.

Entre os tubérculos estão as cultivares de batata BRS F63, BRSIPR Bel e as batatas-doce, BRS Rubissol, BRS Amélia (rica em pró-vitamina A) e Beauregard, que apresenta 10 vezes mais carotenoides do que suas principais concorrentes e rendimentos que variam entre 23 e 29 toneladas por hectare. Entre as raízes serão apresentadas três cultivares de mandioca, a BRS 399, a BRS 396, com alto teor de betacaroteno e a BRS 400 com alto teor de licopeno nas raízes (substâncias com propriedades antioxidantes).

A Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) levará para a Hortitec duas cultivares de mandioquinha-salsa: a BRS Rúbia 41 e a BRS Catarina 64. Elas se destacam pela produtividade que pode ser até 80% maior do que a cultivar Amarela de Senador Amaral, material mais plantado no país. Também serão apresentadas as pimentas do tipo habanero BRS Juruti, de coloração vermelha, e BRS Nandaia, de cor alaranjada, que atendem a demanda da indústria processadora por pimentas picantes e aromáticas que apresentem resistência múltipla a doenças, alta produtividade e uniformidade de plantas e frutos. Além disso, a Unidade leva para o evento o livro “Hortaliças de propagação vegetativa: tecnologia de multiplicação”, que detalha aspectos da produção de mudas de cinco espécies: alho, batata, batata-doce, mandioquinha-salsa e morango.

Diversidade de produtos

A novidade da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) na Hortitec é um Irrigador Solar automático, que não usa eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados. É possível construí-lo com objetos que seriam jogados no lixo, como garrafas e recipientes de plástico, metal ou vidro.

Também serão apresentados sensores de baixo custo para irrigação, como o sensor IG e Diédrico, o Atmômetro, um instrumento simples para medir o poder evaporativo do ar no interior de embalagens, em armazéns e em ambientes de transporte e distribuição de frutas e hortaliças, usado no pós-colheita, além de maquetes da Fossa Séptica Biodigestora, o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) apresenta tecnologias de aprimoramento da pulverização eletrostática que beneficiam diretamente o aumento da eficiência de controle de pragas e doenças, reduzindo os efeitos dos inseticidas sobre os organismos não-alvos. As perdas ficam 20 vezes menores do que na pulverização convencional. Serão três soluções tecnológicas de eletrificação de gotas: o pulverizador elétrico e eletrostático, o kit para eletrificação de bicos hidráulicos e o bico pulverizador pneumático eletrostático – inovações que contemplam diversas possibilidades de aplicações de acordo com a necessidade de cada cultura, de pequeno, médio e grande porte, o que amplia sua utilização.

Para controlar o rendimento e a qualidade das pulverizações e a quantidade de agrotóxicos aplicados na lavoura, a Unidade desenvolveu em conjunto com a Embrapa Informática (Campinas, SP) o software “Gotas”. O programa visa ajudar os agricultores oferecendo vários parâmetros de deposição, como tamanho e densidade de gotas depositadas.

embrapa-01

Cogumelo Shimeji

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Crédito da foto: Embrapa Recursos Genéticos

e Biotecnologia

embrapa-02

Cogumelo Shitake

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Crédito da foto: Embrapa Recursos Genéticos

e Biotecnologia

embrapa-03

Maracujá BRS Pérola do Cerrado

 

Embrapa Produtos e Mercado

 

Crédito da foto: Fabiano Bastos

embrapa-04

Batata BRS F63

 

Embrapa Produtos e Mercado

 

Crédito da foto: Paulo Lanzetta – Embrapa Clima Temperado

embrapa-05

Mandiocas BRS 396, BRS 399 e BRS400

 

Embrapa Produtos e Mercado

 

Crédito da foto: Fabiano Bastos – Embrapa Cerrados

embrapa-06

Pimenta tipo habanero BRS Juruti

Embrapa Hortaliças

Crédito da foto: Carolina Evangelista

embrapa-07

Pimenta tipo habanero BRS Nandaia

 

Embrapa Hortaliças

 

Crédito da foto: Carolina Evangelista

embrapa-08

Mandioquinha BRS Catarina

 

Embrapa Hortaliças

 

Crédito da foto: Nuno Madeira

embrapa-09

Livro que aborda aspectos da produção de

 

mudas de cinco espécies: alho, batata,

 

batata-doce, mandioquinha-salsa e morango.

 

Embrapa Hortaliças

 

Crédito da foto: Embrapa Hortaliças

embrapa-10

Irrigador Solar instalado no sítio São João,

 

em São Carlos, SP

 

Embrapa Instrumentação Agropecuária

 

Crédito da foto: Joana Silva

embrapa-11

Kit Eletrificação – Gotas

Embrapa Meio Ambiente

Crédito da foto: Eliana Lima – Embrapa Meio Ambiente

embrapa-12

Pulverizador Eletrostático Jetbras

 

Embrapa Meio Ambiente

 

Crédito da foto: Luis Wadt

embrapa-13

Pulverização Eletrostática

 

Embrapa Meio Ambiente

 

Crédito da foto: Anibal Vieira

embrapa-14

Software Gotas

 

Embrapa Meio Ambiente

 

Crédito da foto: Eliana Lima

embrapa-15

Teste de Pulverização Eletrostática em

 

viveiro de rosas.

 

Embrapa Meio Ambiente

 

Crédito da foto: Marcos Alexandre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_______________________________________________________________

Vera Scholze Borges – Jornalista (MTb/SP – 72462)

Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Campinas

produtos-e-mercado.imprensa@embrapa.br

www.embrapa.br/produtos-e-mercado

 

Fernanda Diniz – Jornalista (DRT/DF 4685/89)

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

recursos-geneticos-e-biotecnologia.imprensa@embrapa.br

www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia

 

Joana Silva – Jornalista (Mtb – 19554)

Embrapa Instrumentação Agropecuária

instrumentacao.imprensa@embrapa.br

www.embrapa.br/instrumentacao

 

Eliana Lima – Jornalista MTb 22.047/SP

Embrapa Meio Ambiente

eliana.lima@embrapa.br

www.embrapa.br/meio-ambiente

 

Carla Timm – (Conrerp/DF 906)

Embrapa Hortaliças

carla.timm@embrapa.br

www.embrapa.br/hortalicas